Pense Vida
Pense Movimento
Eneida C. Guimarães
Professora de Biologia e Fisioterapeuta
Associada à Sociedade Brasileira de RPG - Souchard
Crefito 4 e 10 - 6138F
Florianópolis /SC
FORMA - ESTRUTURA - FUNÇÃO - PROCESSO
CORPO IMAGEM IDENTIDADE
Quando iniciei a minha carreira como Fisioterapeuta pouco se exigia e bastava formar para ter um emprego seguro, esperando por nós, fisioterapeutas, ganhando um salário mínimo da época
Boa parte dessas vagas vinham da LBA - Legião Brasileira de Assistência
Quem era a LBA?
"A Legião Brasileira de Assistência (LBA) foi um órgão assistencial público brasileiro, fundado em 28 de agosto de 1942, pela então primeira-dama Darcy Vargas, com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados à Segunda Guerra Mundial, contando com o apoio da Federação das Associações Comerciais e da Confederação Nacional da Indústria.
(...) A LBA foi extinta através do art. 19, inciso I, da Medida Provisória nº 813, de 1º de janeiro de 1995, publicada no primeiro dia em que assumiu o governo o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época da sua extinção estava vinculado ao Ministério do Bem-Estar do Menor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. A Legião Brasileira de Assistência (LBA). Fonte – Revista de História, [S. l.], 2021. Disponível em: https://fonte.ufsm.br/index.php/legiao-brasileira-de-assistencia-lba. Acesso em: 11 jul. 2025:
OBS: Vale a pena ler o texto completo no site citado
As clínicas conveniadas com a LBA eram prestadoras de serviços na área da saúde e possuíam equipe multidisciplinar
Haviam reuniões de equipe semanais para discutirmos o que poderíamos fazer em cada caso clínico, especificamente
Essas equipes contavam com médico neurologista, médico psiquiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, enfermeiro(a) e pedagogo
Trabalhávamos por meio período nessas clínicas e podíamos fazer supervisão com profissionais renomados que possuíam o seu consultório particular e o amadurecimento profissional clínico acontecia gradualmente
Quanto mais velho o profissional mais ele era considerado como sabedor e, portanto: formador
Com o advento do crescimento das universidades e a importância dada pelo mercado de trabalho aos currículos que possuíam títulos de pós-graduação, doutorado e similar, os profissionais estritamente clínicos foram sendo desvalorizados e considerados como "ultrapassados" pois os saberes entravam agora pela fronteira do país com diferentes filtros acadêmicos e sob diferentes influências filosóficas e conceituais
E antes?
Antes era preciso apenas estudar muito e seguir a cultura da supervisão clínica e o conhecimento era trazido por publicações, livros e de forma presencial por meio de cursos livres
Alguns desses cursos existem até os dias de hoje
Paralelamente, essa formação era organizada em supervisão clínica
Para que o Estado e os seus diferentes órgãos públicos pudessem sustentar o pedido de prestação de serviços de qualidade e assegurar a credibilidade e a creditação dos profissionais em todo o país os sistemas de identificação ampliaram, burocratizaram e promoveram a profissão em todo o território nacional
O que fez e faz o meu encantamento pela profissão é o seu objeto de estudo: o movimento humano e suas alterações
Para alcançar a melhora postural dos meus pacientes, em 1991, eu resolvi fazer o Curso de Reeducação Postural Global, em São Paulo, com o Professor Souchard
O RPG - Método original Souchard - não é um método simples...
Ele é um método clínico excelente e bastante complexo
O RPG não é apenas as suas já conhecidas posturas e muito menos um método de "alongamento"
O professor Phillipe E. Souchard (in memórian) era uma pessoa tão original que, em sua singularidade, conseguia integrar a sua manualidade (toque terapêutico) à forma dos seus comandos verbais, traduzindo uma carga de autoridade suficiente para induzir e modificar a distribuição tônica no corpo do paciente durante as diferentes posturas desenvolvidas dentro da sua metodologia
E foi esse o aspecto terapêutico que mais me encantou no método do RPG : a capacidade adaptativa e interrelacional sendo usada para promover uma mudança postural, em tempo real, a ponto de liberar um gesto ou movimento perdido dentro de camadas de mecanismos compensatórios musculares
Como eu já havia estudado muito neurologia, compreender o fluir e o desarmar tônico, via SNC, mediante o ajuste do comando verbal e da nossa própria postura, ficou mais tranquilo seguir a carreira em consultório particular
Com o consultório sugiu um desafio a mais: a lida com a transferência e a contratransferência dos pacientes particulares
Passo fundamental para a sustentação de todo ato realmente terapêutico, uma vez que, toda "terapia" (tratamento) se exerce em processo de acompanhamento clínico
Busquei apoio nos meus estudos e na minha relação com a Psicanálise e com as Teorias de Desenvolvimento
Posteriormente, encontrei no Método Mackenzie a base científica que precisava para compreender a mecânica postural envolvida com cada "dor de coluna", especificamente
Nos anos seguintes, desenvolvi uma metodologia de trabalho bastante didática e multidisciplinar, sem perder de vista os limites e os aspectos do objeto da clínica fisioterapêutica: o movimento humano e suas alterações
Em 15 setembro de 2014 concluí a Licenciatura Plena Especial em Biologia, pela UTRAMIG, com reconhecimento pelo Decreto Federal N° 72.121, de 24 de abril de 1973, Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Art 63, Inciso II, amparados pela Resolução número 02 de 15 de julho de 1997, do Conselho Nacional de Educação e reconhecidos pelo Decreto NE nº 52 de 22 de janeiro de 2013 do Governo do Estado de Minas Gerais, confirmando minha capacitação como Professora de Biologia
Somando esses estudos nasceu o Curso Livre de Orientação Postural e a mentoria on-line de Orientação Postural
A primeira vez que ministrei o Curso foi em 1998, no Módulo sobre Orientação Postural, como professora convidada, no Curso de Atualização na Área Assitencial: Laboratório Clínico I, na Faculdade de Medicina da UFMG, promovido pelo Ministério do Trabalho, UFMG, Nescon Fat/Codefat, em Belo Horizonte, Minas Gerais
São aulas cujo objetivo é transitar entre os conhecimentos comuns de Biologia e os conhecimentos específicos de cada cidadão em sua práxis postural, de forma a auxiliá-lo em sua saúde física e mental, enquadrando a ferramenta nos princípios das normas regulamentadoras NR 17 e NR 1
Dentro da tabela do Referencial Brasileiro de Procedimentos Fisioterapêuticos do COFFITO a aula ou
sessão pode ser reconhecida pelos números:
131069506 Prescrição e gerência de assistência fisioterapêutica preventiva
131069507 Consultoria e Assessoria em Saúde Funcional
131069803 Telemonitoramento
131069804 Teleconsulta
REFERENCIAL BRASILEIRO DE PROCEDIMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS – RBPF (RESOLUÇÃO-COFFITO Nº 618/2025)